20/01/2023 às 15:36 Dicas do Celso

CATEDRAL NSA. SRA. DO CARMO | SANTO ANDRÉ

167
2min de leitura

Escolhemos um domingo, um dia mais fácil para as pessoas se locomoverem e por se tratar de um dia sossegado no centro da cidade de Santo André. Quem não conhece esta linda cidade verá aqui nesta matéria, que preparei com muito carinho, a oportunidade de conhecer um pedacinho dela e, em especial, a Catedral Nossa Senhora do Carmo.

Para chegar ao centro da cidade de Santo André, um dos caminhos mais fáceis é ir de trem, linha 10 Turquesa da CPTM. O ponto de chegada é a estação Santo André Prefeito Celso Daniel. De lá, há uma pequena caminhada de duas quadras até chegar na Catedral, cerca de cinco minutos andando a pé. Outra opção é ir de ônibus e descer no terminal intermunicipal, que também fica próximo à estação de trem da cidade e fazer o mesmo trajeto caminhando.

Como todo passeio fotográfico, este também requer alguns cuidados e lembretes. Este nosso passeio não vai ser diferente. Tenho, como dicas, alguns detalhezinhos tais como:

vá com roupas e sapatos confortáveis; leve uma garrafinha d’água, uma fruta e um lanchinho; evite usar bonés e chapéus no interior da igreja. O silêncio é uma prece! Carregue suas baterias e não se esqueça de formatar os cartões de memória para não ter que ficar apagando fotos na hora. Leve somente os equipamentos necessários para sua sessão de fotos e deixe aqueles equipamentos pesados, como: tripés e monopes. Carregue tudo numa mochila. Feito isto, já estamos preparados para um belo passeio fotográfico e obter o melhor resultado.

Situada bem no coração da cidade, na região central, a Catedral é imponente. Sua fachada está situada no Leste, com cortes amarelados puxando para o dourado, com torre de relógio na parte frontal. Nas laterais, ficam suas capelas criando volume de pequenos círculos. A Catedral Nossa Senhora do Carmo tem algumas características bem interessantes. O seu terreno de 5.000 m2 foi doado pela família Queiróz, família tradicional e de grande importância para a cidade. Neste terreno foi construída a Catedral, obra realizada em 1912. O Pe. Luiz Capra foi o primeiro pároco e celebrou a primeira missa na Catedral.

Um museu de arte sacra, bem no coração da cidade, pode ser visitado grátis todos os dias. No teto da Catedral existe um painel gigante, uma obra de arte idealizada e pintada por dois irmãos descendentes de italianos e radicados no Brasil. São os irmãos Enrico e Fernando Bastíglia, filhos de imigrantes italianos. Neste painel, iluminado por luzes LED, esta obra cobre todo o teto da Catedral, e nela está a representação das passagens de Jesus Cristo antes de ser crucificado. São quinze etapas.

Catedral Nossa Senhora do Carmo fica como uma boa opção para quem quiser conhecer um pouquinho da história da cidade de Santo André e ver as lindas obras destes dois artistas.


20 Jan 2023

CATEDRAL NSA. SRA. DO CARMO | SANTO ANDRÉ

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

CasamentoCatedralCarmo CatedralDoCarmo CelsoVick FotosIgrajaCarmo IgrejaCasamentoabc IgrejaDoCarmoSa IgrejaNsaSraDoCarmo Irmãosbastiglia

Quem viu também curtiu

27 de Mai de 2021

Lugares Legais para Casar no ABC | Santo André

03 de Nov de 2021

PRÉ-WEDDING | DICAS LUGARES | O QUE LEVAR

24 de Jan de 2024

CASAMENTO NO CARTÓRIO | DICAS

Seja bem-vindo
Logo do Whatsapp