Imagem capa - CERIMÔNIA DO BATIZADO  por Celso Vick Fotografia e Filme
Dicas do Celso

CERIMÔNIA DO BATIZADO

DICAS SOBRE O BATISMO CRISTÃO 

Para explicar um pouco de como funciona o batismo Cristão irei, aqui, escrever sobre uma passagem que aconteceu com Jesus Cristo. Certa noite, um fariseu de nome Nicodemos, visitou Jesus para conhecer um pouco mais sobre ele. Nicodemos sabia que Jesus foi enviado por Deus, por causa dos milagres que fazia (João 3:1-2). Ele conhecia as escrituras e reconheceu o poder de Deus na vida de Jesus.

Jesus disse a Nicodemos que ele precisaria nascer de novo para entrar no reino do Céu. Nicodemos não entendeu e lhe perguntou como um homem crescido poderia entrar de novo na barriga de sua mãe? (João 3:3-4). Os judeus não acreditavam em reencarnação e a ideia de nascer de novo era muito estranha. Jesus então explicou a Nicodemos que era nascimento espiritual e que nasceria pelo batismo feito com água. Ele também profetizou sobre sua morte, que teria salvação a todos que crê (João 3:14-15)

Dos sete sacramentos cristãos, o Batismo é o primeiro deste sacramento. É o rito que abre a jornada da vida cristã, e também incorpora o batizado à comunidade cristã católica. Este rito do sacramento do batismo é feito com Água sobre a cabeça da criança e se invoca a santíssima trindade: O nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


O quê acontece durante a cerimônia do Batismo?

Existe alguns sinais que são simbolizados durante a cerimônia do Batismo, como:

  •  
  • O Sinal da Cruz na testa da      criança, feito pelo Padre e pelos pais e padrinhos
  •  
  • O Óleo do batismo que é      passado no peito da criança pelo padre
  •  
  • A Vela, esta será acesa no      Círio pascal pelo padrinho, fica no altar
  •  
  • A Água, que já foi benzida      pelo padre e será despejada na cabeça da criança
  •  
  • As vestes brancas que      simboliza a pureza da criança e o sal
  •  
  • O Óleo do crisma      (Catecúmenos) que é passado na testa da criança

 

O SINAL DA CRUZ DE CRISTO

Nesta hora que se faz o sinal da Cruz de Cristo na testa da criança se diz o nome da criança juntamente com a frase: Receba a cruz de Cristo, dando assim ao batismo a iniciação da criança na vida Cristã e também se fazendo a confirmação na Fé da Santíssima Trindade: O Pai o Filho e o Espírito Santo.




A ÁGUA BENTA

Ao despejar a água benta lentamente sobre a cabeça da criança, o padre fala o nome da criança e diz o seguinte: Eu te batizo em nome do pai, do filho e do espírito santo. Esta água benta representa a limpeza espiritual, representa o renascimento pela água e pelo espírito santo de Deus.



A Benção da Água para se realizar o Batismo das Crianças




A Água benta sendo lentamente jogada na cabeça da criança. Batismo em nome Do Pai, do Filho e do Espírito Santo



O ÓLEO DO BATISMO

O óleo trata-se de uma substância que não se mistura, é uma coisa única, é um sinal de purificação e libertação de todos os males. Uma vez ungido com este óleo do batismo a criança batizada se torna pura, única, escolhida por Deus. O padre neste momento passa o óleo no peito da criança.




A VELA ACESA NO CÍRIO PASCAL

Logo após os pais e padrinhos fazerem a renúncia no lugar das crianças que serão batizadas, o padrinho se levanta e segue para o círio pascal onde lá irá acender a vela, esta vela de nascimento espiritual, representa a luz de Cristo, a luz da esperança, a luz que protege e vai iluminar os caminhos desta criança que está recebendo o sacramento do batismo, livrando assim de energias negativas e de todos os males.

 





AS VESTES BRANCAS 

Quando os pais leva suas crianças na igreja para a realização do batismo, geralmente se pede para levá- las com roupas Brancas ou algum item na vestimenta de cor branca. A veste branca tem no rito do batismo seu significado e representação da pureza, esta cor simboliza a graça, a paz e a manifestação divina.

 



O ÓLEO DO CRISMA - ÓLEO DOS CATECÚMENOS

Nesta etapa da cerimônia em que se passa na testa da criança o óleo do crisma ou óleo dos catecúmenos, não significa que esta criança também foi crismada, ela deverá quando ficar adolescente fazer a confirmação de sua fé cristã.

Este óleo trata se de uma mistura de óleo de oliveira e bálsamo do oriente, significa que o cristão que foi ungido com este óleo irradia a força e o perfume de Cristo. Este óleo é usado na cerimônia do batismo e depois quando adolescente o jovem faz a confirmação de sua fé em Cristo no Crisma, quando o cristão definitivamente é confirmado na graça e no Dom do Espírito Santo para viver como adulto na Fé.





A Madrinha de Consagração leva a criança a Imagem de  Nossa Senhora


FOTOS: Celso Vick      Clique aqui para fazer sue Orçamento

Paróquia Nossa Senhora de Fátima 

Padre Jean Rafael Barros 

FONTE: Pesquisa feito por Celso Vick na Internet e site da Igreja Católica Apostólica Romana

RESUMO DA POSTAGEM

#O BATISMO CRISTÃO

#O SINAL DA CRUZ DE CRISTO

#A ÁGUA BENTA

#O ÓLEO DO BATISMO

#A VELA NO CÍRIO PASCAL

#AS VESTES BRANCAS

#O ÓLEO DO CRISMA - CATECÚMENOS

#CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Fotos de Batizado - Fotografias de Batizado